quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

EMRC no 1º ciclo e as novas tecnologias

A aula de EMRC no 1º Ciclo é uma realidade. E esta caminha a par das novas tecnologias. Desta vez foi na biblioteca das novas instalações do Centro Escolar de Santa Margarida onde os alunos puderam assistir a uma aula com o uso do projetor de vídeo da biblioteca, beneficiando assim de um espaço bastante agradável e acolhedor.

Palestra “Sabores Gulosos”

  
Decorreu na Biblioteca Carlos Cécio e CESM, uma atividade organizada pela TAGUS, intitulada Praça dos Sabores “Sabores Gulosos” cujo objetivo é o de promover hábitos de consumo saudáveis, junto do público infantil, através da apresentação de produtos locais fabricados de forma artesanal (compotas, doces, marmeladas e mel) como alternativas aos produtos vendidos nas superfícies comerciais (cremes de chocolate, compotas, manteigas, fiambres).Pretende-se ainda gerar sentimentos de pertença e empatia do público infantil com a região e os produtos locais.

“Palestra “A importância de Reciclar…”

...E porque salvar o Planeta deve ser uma das nossas prioridades, os coordenadores do programa Eco Escolas, Maria José Serra e Mário Loureiro, convidaram o Eng.º Filipe Melo da empresa Resitejo para abordar esta temática, no sentido de sensibilizar e alertar para os perigos que o Planeta corre.
Esta atividade realizou-se na BE e dirigiu-se aos alunos do curso EFA.
Ao longo do ano letivo contamos ainda dinamizar mais atividades no sentido de sensibilizar toda a comunidade educativa.
O mundo de amanhã depende das atitudes que tomamos hoje.

Jogos matemáticos na BE

   Semanalmente, no espaço da BE , os alunos da turma 5ºD realizam jogos Matemáticos com o objetivo de desenvolver as suas capacidades ao nível do raciocínio Matemático de uma forma lúdica e, ao mesmo tempo, de uma forma solidária, aprendendo a respeitar e a valorizar a entre ajuda.

Um Dia pela Diferença

Os Serviços Especializados de Apoio Educativo (SEAE), levaram a cabo no Agrupamento de Escolas de Constância, no âmbito do tema “Um dia pela Diferença”, várias sessões teóricas e práticas dirigidas a Docentes, Pais/Encarregados de Educação e Alunos.
As sessões teóricas tiveram como objetivo: sensibilizar para as diferenças/deficiências; identificar e encadear as diferentes fases do processo de ação, reconhecendo as funções de cada técnico; sensibilizar para a necessidade de uma inclusão efetiva das crianças e sensibilizar os alunos para a importância de interações adequadas junto dos seus pares.
As sessões práticas com os alunos, tiveram como objetivo: levar os alunos a experienciar situações de limitação/ deficiência e levar a refletir e a propor estratégias facilitadoras da inclusão.
integr

“ Aquiles o pontinho”

"Ao princípio, no meio de uma folha branca sem desenhos nem marcas, havia um pontinho. Era claro, quase transparente. O sol atravessava-o como um espelho de água. Pouco a pouco, o ponto foi ganhando cor...”.
A BE, na continuidade do trabalho que vem realizando no âmbito da promoção da leitura junto dos alunos, tem desenvolvido várias atividades nas escolas e Jardins de Infância do Agrupamento.
Uma história para contar e desenhar... Com esta história podemos dar a conhecer aos mais pequenos uma forma simples de como desenhar a figura humana. Ao folhear o livro vamos vendo uma figura a ganhar forma e sentido. Uma figura bastante simpática que vai crescendo sempre com uma intencionalidade, fazer crescer os seus próprios olhos, boca, nariz, orelhas, braços e pernas; tudo com o fim de ir mais além, de experimentar novas vivências, e conhecer o mundo, de crescer como ser vivo..."
Através desta obra da autoria de Guia Risari e com ilustrações de Marc Taeger é que se consegue algo tão completo e bonito. Não percam!
.


Projeto Rios… de Histórias

O projeto Rios… de Histórias já começou a dar os primeiros passos na localidade de Montalvo, junto das crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo.
Esta atividade pretende, através de histórias lidas às crianças, suscitar o prazer em ouvir e em sentir o que nos contam as letras. Pretende, de igual modo, despertar na criança o interesse e a reflexão crítica por estas temáticas. As histórias, com o riquíssimo valor simbólico dos seus conteúdos, dão à criança a possibilidade de criar um ambiente de fantasia, repleto de emoções, mobilizando a criatividade através de várias expressões, artística, plástica…
A partir de uma história da autoria de Anabela Diogo, “A Coroa da Rainha Constância” as crianças dos vários estabelecimentos irão criar e ilustrar novas histórias.