sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Monitores

Mais uma vez, a Biblioteca Escolar pode contar com o apoio de um grupo de alunos, que desempenham tarefas de acordo com os seus interesses e também tendo em conta as necessidades deste espaço.
Os monitores da biblioteca são uma mais-valia e uma grande ajuda nas actividades que desenvolvemos.

“Ciência interativa na Biblioteca”,

Nos dias 24, 25 e 28 de novembro esteve patente na Biblioteca Escolar a exposição, “Ciência interativa na Biblioteca”, organizada pelo Departamento de Ciências Exatas, Físicas e Naturais em parceria com a Biblioteca Escolar. Esta exposição visava comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica instituído em 1996 para homenagear Rómulo de Carvalho (António Gedeão).
Estiveram ex

postos vários poemas de António Gedeão, a biografia de Rómulo de Carvalho e uma listagem das obras publicadas (literárias e de divulgação científica).
Nesta exposição os alunos podiam também realizar várias experiências alusivas às ciências do Departamento.

Hora do Conto

Semanalmente, e em parceria com a BE, realizou-se a hora do conto. Ao longo deste mês, os contos tratados foram: “A lenda de São Martinho” e “A raposa e a cegonha”.
Pretende-se com esta atividade, promover hábitos de leitura de forma continuada e fomentar percursos pessoais de leitura recreativa.

Palestra “€ Poupar”

Brigadas Gerir € Poupar da Deco, Associação Portuguesa para a defesa do consumidor estiveram presentes na nossa BE, no âmbito da área curricular não disciplinar de Formação cívica, e alargada a outras turmas, para promoverem uma palestra subordinada a temas relacionados com o consumo, tendo alertado para a necessidade de fazer orçamentos para rentabilizar as receitas familiare

s de cada um.

Desafio “Descobre o nome”

Após ter lecionado os povos mediterrânicos, a professora Paula Tracana, colocou um desafio aos alunos, o de descobrirem o nome dos colegas da turma 5ºC, que estava em alfabeto Fenício, afixado no nosso expositor. Nesta atividade pretendeu-se associar o lazer à aprendizagem, tendo sido uma atividade de grande adesão

Desdobrável

Porque queremos que a nossa comunidade leia +, a biblioteca tem ao seu dispor, desde o mês de novembro, um desdobrável com novidades e sugestões de leitura de obras existentes nas bibliotecas do Agrupamento. Consulte e faça as suas escolhas.

São Martinho no Centro Escolar

“A Lenda de São Martinho” foi o título da peça de teatro apresentada, no dia 11 de Novembro, no Centro Escolar de Santa Margarida para todos os alunos que o frequentam.
A recriação da lenda de São Martinho, o legionário romano que, pela sua bondade, protagoniza um episódio que, transpondo o tempo, ainda hoje constitui um exemplo de amor e de generosidade para com os mais des

favorecidos, foi apresentada pelo grupo de docentes e animadoras das atividades de tempos livres.
Através desta peça percebemos que existem valores muito fortes e atitudes que devem fazer parte integrante da vida de todas as pessoas.

“ Bolinhos, bolinhos à porta dos santinhos”

No Centro Escolar de Santa Margarida, os alunos foram à biblioteca para receber os bolinhos, oferecidos pelos professores das turmas. Estavam todos muito animados. A tradição é para manter, e não esquecer…

Ciclo de Palestras

Os alunos dos cursos EFAS desenvolveram um projeto sobre o racismo e apresentaram –no a todas as turmas da Escola Luís de Camões. Esta atividade foi muito participada e levou os nossos jovens a refletirem sobre o tema.
Chamamos Racismo às injustiças que recaem de forma implacável sobre grupos étnicos e sobre outras comunidades, discriminadas pela sua origem ou cor.
Por dentro todos são da mesma cor, diga não ao Racismo.